Associações de bairro, sindicatos, entidades filantrópicas e cidadãos arapotienses compareceram na noite desta quarta-feira (15) à Audiência Pública de discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para exercício em 2013. A reunião promovida todos os anos pela Câmara Municipal é determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), que estabelece normas de finanças públicas e dá outras providências.
Para cadastrar suas reivindicações, representantes da sociedade civil encaminharam à Casa de Leis propostas de investimento a serem realizados no próximo ano. Durante a Audiência, cada representante teve em média três minutos para defender as necessidades de sua entidade. Os pedidos entregues serão analisados pelos vereadores e poderão ser incluídos no Projeto da LDO antes de passar por votação em Plenário.
A audiência pública tem por objetivo primário ouvir a população, saber quais são as necessidades de seus bairros, suas instituições, e definir quais setores deverão ter mais verba aplicada pela Prefeitura. A Lei de Diretrizes Orçamentárias, discutida pela comunidade neste encontro, é a lei que irá deliberar metas e prioridades a serem atendidas pelo Prefeito. Ou seja, para ter um planejamento eficiente da LDO, faz-se importante que todos os setores da sociedade participem.
Entidades Participantes
Dos mais de noventa representantes convidados pela Câmara Municipal, apenas 31 assinaturas foram registradas pela lista de presença da Audiência Pública e 12 propostas de investimentos foram protocoladas.
Entre as entidades participantes, compareceram representantes das Associações de Moradores Vila dos Funcionários, Vila Rural Bom Jesus, Vila Nova, Jardim Aratinga e Vila Romana, Lar Recanto do Idoso, Associação de Assistência Social Cristã (AASCA), Associação Patrimônio Histórico, Centro Espírita Irmã Sheila, Conselho Tutelar e Associação São José de Assistência aos Menores de Arapoti (Creche Nosso Cantinho). O Conselho Municipal de Saúde e a Escola de Educação Especial Renascer (Apae Arapoti) justificaram sua ausência.
Construção de uma Unidade de Saúde e uma Escola Municipal, melhorias na iluminação pública e na pavimentação e mais segurança são algumas das reivindicações do bairro Vila dos Funcionários. Participando pela primeira vez da Audiência, Adriana dos Santos, representante do bairro, lembrou que outro pedido importante é a construção de dois pontos de ônibus escolar. “Hoje, as crianças esperam a condução no tempo, no sol forte e na chuva”, contou.
Texto Nicole Chiaradia – Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Arapoti
Republicação secretaria geral
Representantes da diretoria encaminharam moção de proposta sob n° 001/2012, que ressaltou as maiores necessidades da comunidade Vila Nova. O documento apresentado levantou as propostas de (regularização das documentações de terrenos, e pavimentação da Rua Manoel Dias Martinez).
Estiveram presentes na casa legislativa os representantes do bairro a senhora Zélia Aparecida S. Barbosa (Tuca) Presidente, Ivo Aparecido Domingues 1° Tesoureiro, Marisa C. Guimarães 2ª Tesoureira e João Paulo da Silva Secretário Geral, acompanhados de alguns moradores.
A sustentação da proposta foi realizada pelo secretário geral da associação João Paulo da Silva, que ressaltou o que foi dito pelo então vice-presidente da câmara municipal Juarez Antônio Wolls, que em seu pronunciamento indicou, “que a comunidade tem permanecido fora dos financiamentos da caixa econômica federal em decorrência ao atraso nas documentações dos terrenos, e que tal procedimento é de competência do poder executivo, e que para isso tem faltado interesse na resolução do presente caso, finaliza o vereador”.
No uso de suas palavras o secretário João, complementou de que a comunidade precisa ter uma resposta imediata em relação a proposta apresentada, e de que a diretoria permanecerá a espera de um retorno e que continuará a fazer o que for preciso para que isso seja realizado. O mesmo aconteceu em obras anteriores como foi caso da pavimentação do bairro, que necessitou de diversos trabalhos realizados na câmara, finaliza o secretário.
Texto Associação de Moradores Vila Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário